domingo, 31 de maio de 2009

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA



"Grande é a poesia, a bondade, as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças..."

Fernando Pessoa


Durante todo o mês de Junho o Centro Cultural Brasil-Moçambique em Maputo recebe a exposição Brincar e Fantasiar que tem a orientação do artista Tchalata.


O convite é mais aliciante do que ir ver uma exposição de trabalhos infantis ou mais uma mostra de um artista contemporâneo. A proposta é de espreitar uma ligação rara, a comunicação de dois mundos, de duas forças, duas perspectivas, igualmente importantes, igualmente legítimas.
A relação de Tchala com a expressão artistica da infância não é nova e a forma como a absorve e transforma na sua linguagem artística são a identidade dos seus trabalhos.

" Seus trabalhos são realizados a partir da experimentação de materiais e introdução de objectos; do aproveitamento das possibilidades e do procedimento construtivo da forma; da experiência conseguida através da actividade prática e do contacto permanente com as crianças que lhe permite abertura com várias possibilidades. (...)Tchalata sabe partilhar o espaço sacralizado da galeria de arte com a criança. Esta partilha permite a construção de uma nova relação entre o público “criança” e a obra de arte. O objecto artístico passa a ser um canal para se alcançar uma nova comunicação entre os adultos e as crianças.
Talvez o que mais importa não é a obra que Tchalata apresenta como resultado plástico mas a possibilidade que a obra tem em servir como um canal de troca no universo infantil."
Jorge Dias

Sem comentários: