sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

AFRICA NOW! - Emerging talents from a continent on the move!

Termina no final deste mês no World Bank Washington Campus a exposição do mega projecto do Programa de Arte do Banco Mundial intitulado Africa Now! que através de uma longa série de acções e eventos pretendeu celebrar e dar a conhecer o talento e a criatividade dos artistas e designers africanos.




Beatrice Njoroge, Kenya


Let Creativity Speak!
People forge ideas, people mold dreams, and people create art. And that means all people, whether they are rich or poor. (...) Africa Now! is about visionaries and communicators who articulate the past and the present and represent a continent on the move.


Uma visita ao site permite conhecer o projecto, as obras e os autores e ainda fazer o download do catálogo da exposição, onde estão representados 3 artistas moçambicanos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Visitei ao catàlogo, e o que tenho a dizer é que no mesmo tem um pouco de tudo.
Tentei também fazer o download do mesmo para fazer uma leitura minunciosa mas por problemas técnicos näo consegui.

Bom dia
Félix Mula

Anónimo disse...

Oi Felix.

a maior novidade que recebi é que esta exposição foi prorrogada até 30 de Abril deste ano. É uma boa novidade porque vai poder dar mais visibilidade aos nossos trabalhos.

A artista Olga Dengo é também uma das representantes de Moçambique. Somos no total 3 artistas de Moçambique.

um abraço
Jorge Dias

Anónimo disse...

Oi Jorge!

Sabe, até fico com um pouco de vergonha por näo me recordar ou näo conhecer a Olga e o Karino Amade.

Falando em prorrogaçäo que vai permitir uma prolongaçäo da apreciaçäo das obras là expostas, agora me passa pela cabeça que hoje quando estive com o Jean-Jacques Passera, Director da Belas Artes de Caem, nos encontros individuais que têem havido para o acompanhamento dos trabalhos para o Diploma, depois de ver as esculturas que estou realizando para o meu diploma me perguntou se tinha outra coisa a montrar, eu o disse que hà umas fotos que tenho aproveitado fazer. Ao entrar na pasta onde guardo todas fotos, ele vê uma pasta com a escrita MUVARTE e me pergunta do significado. Quando o respondo que é o Movimento Da Arte Conteporânea em Moçambique, e o mostro algumas obras que tenho coleccionado, ele me dise que queria fazer parte do movimento. Achei a piada interessante. Jà agora, näo hà nenhum problema em mostrar as produçöes do MUVARTE, pois näo?

Bom, vou parar por aqui, mas olha, lhe enviei um e-mail a falar de um assunto que näo quis o tratar aqui no blog. Terà recebido ou o seu e-mail que tenho näo é o cerrecto?

Abraço.
Félix Mula

Anónimo disse...

Oi Félix.

Não te envergonhes de não conhecer a Olga Dengo e Karino Amade. A Olga vive e trabalha a alguns anos na Holanda (penso eu) e esteve pouco tempo em Maputo. Do que me lembro também não conheço o Karino Amade. Não estou a relacionar o nome e pessoa.

A colecção de imagens que mostraste é da produção dos membros do MUVART? Se são, é interessante. Podes mostrar a quem quiseres sem problema. Só não deves usar sem autorização dos artistas para fins comerciais. Essas coisas de direito de autor que tanto protegemos.

Censura é o que recebe o tempo todo nas artes. Mas vindo uma repreensão por parte da policia é demai,s num estado de direito como o nosso. Esperamos novos desafios nos tempos que se seguem.

Acompanhaste Quebra pau que aconteceu na Bienal de São Paulo? É também uma das pesadas. Tanto do lado dos artistas como das autoridades policiais.

Um abraço
Jorge Dias

adilson borges disse...

olá muvart, eu sou adilson borges, em salvador-bahia-brasil, sou artista visual e musico sonoplasta. foi pesquisando arte contemporanea em africa que me deparei com o muvart, que por sinal acho muito interessante essa ideia de coletivo em prol da arte e da formaçao de espectadores de arte comtemporanea, isso faz tirar a arte de uma posiçao elitista e a torna acessivel para as massas. parabens a todos os criadores e pensadores de arte envolvidos no muvart. skype-borgsoma/email-d.a.violenciaejazz@hotmail.com